Fraternidade e Educação

Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr. 31, 26)

A luz da Palavra de Deus a Campanha da Fraternidade 2022 vem nos ajudar a compreender duas lições sobre o ato de Educar: a primeira diz respeito ao valor da pessoa como princípio da Educação e a segunda se refere ao ato de correção, que é conduzir ao caminho reto. Assim, a CF nos convoca a refletir sobre os fundamentos do ato de educar.

Partindo desse pressuposto, somos chamados/as a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Fraternidade e Educação - Fala com sabedoria, ensina com amor (Pr. 31, 26)
Fonte da Imagem: CNBB

Dessa forma, a CF 2022 nos chama atenção para alguns objetivos específicos: Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.  Verificar o impacto das políticas públicas na educação; Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus; Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores/as e das instituições de ensino; Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o Cuidado com a Casa Comum; Promover uma Educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Contudo, a CF 2022, nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores/as e educandos/as. É tarefa da própria pessoa, da família, da Escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afinal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança’’

Dessa forma, a realidade da Educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e para a cidadania.” (Texto Base CF 2022, nº 5 Introdução)

Ver: Assim, somos convidados a ver a realidade da Educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos a fim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz. A Educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade.” (CF 2022, nº 6 Introdução)

Escutar: Escutar o outro, como nos demonstrou Jesus com sua pedagogia é o ponto de partida para acolher, compreender, problematizar e transformar a realidade. (CF 2022, nº 27). Escutar a realidade significa o esforço de compreender seus gritos e silêncios, seus excessos e ausências… (CF 2022, nº 29)

A pandemia da covid-19 pode nos dar lições e despertar compromissos; – Refletir sobre projeto de vida e projeto de sociedade (Casa Comum, Amores Leticia, Economia de Francisco e Clara, Laudato Si’, Fratelli Tutti…); – construir o novo; cultura do encontro; Formação humana; fraternidade e a amizade social; – A Educação formal no Brasil, A Educação Básica, Educação Superior, Educação Católica; – Professores e gestores em sua missão de educadores; – Refletir o Ensino Religioso; Educação popular; Educação social.

Discernir: À luz da Palavra de Deus, da Tradição e do Magistério da Igreja, e da experencia eclesial, é urgente recuperar os princípios e as características da Educação na perspectiva da fé Cristã; Jesus Cristo Mestre e Educador; Discípulos missionários educadores; Horizontes próprios da Educação Cristã; A vida em família como processo educativo; Educação para todos; Educar na Fé; Educar para o Diálogo; Educar para o belo, bom e verdadeiro.

Agir: Quais os passos e metas podemos dar para uma educação humanizada?

Um projeto de vida como fonte para uma nova sociedade;O Pacto Educativo Global proposto pela Papa Francisco;Educar para um novo humanismo;educar é iniciar processos;avaliar o compromisso com a Educação. Portanto, a Educação é um caminho para melhorar as pessoas do mundo, pois, tudo ato humano é um ato político que produz um espaço de discernimento. Partindo de um viés Cristão podemos afirmar que se o conhecimento não serve para todos ele não vem de Deus. Isso posto, a CF 2022 tem como inspiração o capítulo 8 do Evangelho de João fazendo eco nos ensinamentos de Jesus Divino Mestre e Educador, apresentando um ensinamento que se revela verdadeiro ato de esperança no Ser Humano. Jesus Educa de maneira pedagógica, integral e a partir de um agir repleto de sabedoria e amor.

Vagner Emilio Beli

Pastoral Operária Campinas – SP