Maria, Mulher trabalhadora

O que podemos dizer sobre Maria, como Mulher trabalhadora?

Na linguagem oficial quando uma mulher não exercia trabalho profissional remunerado, era considerada: … do lar… Mas, o que significava “do lar”? Suas tarefas e sua atividade se restringiam a trabalhos domésticos em sua própria casa, em seu próprio lar. Minha mãe sempre dizia, só quem nunca exerceu esse trabalho pensa que é simples, humilde ou pouca coisa. “do lar” inclui não somente o cuidado da Casa, a manutenção da limpeza, o preparo das refeições, etc. Do Lar significa cuidadora e vigilante para que a Casa seja realmente um lar. Para que os que lá habitam mantenham e expressem laços de amor, amizade, partilha e convivência fraterna. Do lar, significa também fazer todo esforço de equilibrar as despesas e definir prioridades para o uso do tempo e do dinheiro. Do Lar significa tornar a Casa acolhedora, para os que lá habitam bem como para os que a visitam. Do Lar significa cuidar dos corações.

Maria, Mulher trabalhadora
Fonte da Imagem: Nutrindo a Alma com Jesus

Maria, vivia na confiança plena e profunda em Deus, aguardando a realização da promessa feita na Anunciação pelo Anjo, (Lc. 1, 26-38) Disse o faça-se em mim, dando continuidade a todas as responsabilidades de uma jovem casada. Não parou no tempo ou no espaço, continuou com sua vida normal, conforme a vida dos que a rodeavam. Conforme as necessidades que a vida lhe mostrava.

Vamos lembrar o Evangelho segundo João, (Jo.5,17) Jesus fala:… Eu faço o que vejo fazer o Pai, e meu Pai trabalha sempre, podemos dizer: Deus trabalha sem cessar…. Mas, o que é o trabalho de Deus?

Ensinados por Maria, vamos descobrir na oração qual é o verdadeiro trabalho do cristão. O Pai age sempre pois sempre é Criador, o Universo se move sendo permanentemente criado e recriado pelo Pai (Gen. 1,31) Nós, também, como Maria, em atenção ao Pai, lembrando as palavras dela: Faça se em mim, segundo a Tua Palavra, vamos contribuindo com nossa ação diária para a recriação do Universo, para a restauração da Natureza, para a conversão nossa e dos nossos irmãos e irmãs.

Quer comendo, quer bebendo, tudo façais para a Glória de Deus, diz são Paulo (1Cor.10,31) , Por mais simples que sejam nossas atividades, mesmo aquelas que parecem insignificantes, sabemos que pelo Espírito Santo, elas são assumidas na Criação do Universo e na abertura e acolhimento dos seres humanos para Deus e para Seu projeto de Salvação. O que importa não é o que fazemos, mas sim como e porque fazemos.

Maria, Mulher trabalhadora
Fonte da Imagem: A Verdade

O trabalho de Maria, reúne o que diz Jesus de outra Maria e de sua irmã Marta, (Lc 10,38-42) Uma só coisa é necessária e ela (Maria) escolheu a melhor parte. Mas podemos dizer também que a parte de Marta também era necessária para o bom andamento do acolhimento, era preciso fazer. Mas, Jesus ensina que não devemos tratar como se fosse a atividade principal, são atividades acessórias. A melhor parte é abrir o coração para escolher Jesus. Escolher sempre Jesus, nos mais vulneráveis, nos pobres, nos marginalizados, nos famintos, nos doentes, nos angustiados. Podemos dizer que esse é o trabalho por excelência, e a Virgem Mãe o fez durante toda a sua vida, com cuidado, com zelo, com disponibilidade e disposição. São Paulo em Rom.12,16 fala… tenham os mesmos sentimentos uns pelos outros, sem pretensões de grandeza, mas fazendo caminho com os oprimidos.

Não existe trabalho mais importante, mais digno ou mais necessário, tudo está interligado, como nos lembra o Papa Francisco. Jesus Encarnado, nos ensina que o verdadeiro trabalho é ser agente dinâmico da Redenção do Mundo. O lugar do cristão é no meio do mundo, para entregar , com Cristo, o mundo a Deus.

Neste mês de maio que Maria nos ensine como trabalhar pelo Bem Comum, por Políticas Públicas que permitam o desenvolvimento da verdadeira dignidade da Pessoa Humana, não importa onde estejamos ou o que façamos, seja um trabalho profissional ou “do Lar”, o importante é ser como o Pai, trabalhar sempre. Para isso, peçamos à Maria que nos ensine a aprofundar nossa oração, nossa proximidade e convivência com Jesus de Nazaré.

Wanda Conti

Pastoral Operária Campinas – SP