Ai dos que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo (Isaías 10,1-2).
Povo brasileiro, muito cuidado com as Eleições 2022, pois seu voto pode significar a retomada da civilização ou aprofundar a barbárie no Brasil.
De acordo com a Carta dos padres católicos, de diversas dioceses, Ordens, Congregações do Brasil e fora dele, Padres da Caminhada e Padres contra o fascismo, nós, Pastoral Operária RJ, vimos alertar os eleitores e eleitoras do perigo que representa reeleger o inominável que ora ocupa a cadeira presidencial. Preocupa-nos “a manipulação religiosa e a disseminação de fake News que” desestrutura “a harmonia entre pessoas, povos e culturas” e coloca “em risco a democracia” (Mensagem da CMBB – Bispos do Brasil); prática de pastores e padres fundamentalistas que, com o discurso de ódio, o uso do nome de Deus, apoiam o atual presidente em troca de favores.
O teólogo Leonardo Boff expressa a voz de milhões de brasileiros ao afirmar que o presidente em exercício “tem as características do anticristo”, pois detesta os pobres, é racista e homofóbico, agride as mulheres, é contra os quilombolas e os índios, não respeita os movimentos populares e sociais, é capacho do imperialismo norte-americano, arma pessoas (mais de 1 milhão de armas estão indo para às milícias e fascistas). Governo que levou à morte milhares de pessoas ao mentir e ignorar a gravidade da pandemia ao ser contra a vacina e receitar remédio ineficaz contra a COVID-19. Estudos apontam que, das 700 mil mortes por COVID no Brasil, pelo menos 400 mil poderiam ter sido evitadas se essas pessoas tivessem sido vacinadas logo.
A partir do golpe político/jurídico/midiático no Brasil em 2016 com o injusto impeachment da presidenta Dilma e a prisão sem provas do presidente Lula, a vida do povo brasileiro piorou. Aumentou a violência contra a mulher, o pobre e o negro; direitos do pequeno foram roubados com as contrarreformas trabalhistas, com os cortes dos recursos das políticas públicas para favorecer o mercado financeiro e a corrupção. Pior, enquanto no Brasil 15 milhões de pessoas estão desempregadas, 33 milhões passam fome, 130 milhões vivem na insegurança alimentar, o inominável tem a cara de pau de falar que não há fome no país. Atento ao que acontece no Brasil e mundo, o Papa Francisco denunciou os Golpes Brancos na América Latina e o lawfare (uso indevido da justiça para condenar, aniquilar, inimigos sem provas) que tirou Lula das eleições de 2018.
O profeta Isaías denuncia os governantes “que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo” (Isaías 10,1-2). Por isso, pelo bem de quem mais amamos, de nós mesmos e da natureza, alertamos você a votar com muita responsabilidade, a escolher gente séria e comprometida com a justiça e os direitos da população.
Muito cuidado com candidatos e candidatas a presidente e a governador/a que, para favorecer os grandes, tiram os direitos e privam da justiça a população. Cuidado com candidatos/as a senador/a e a deputado/a estadual/federal que fizeram ou defendem leis injustas, opressoras (leis como as que cortaram recursos da saúde, educação, segurança da população, etc.). Cuidado com quem, aproveitando da fé do simples, prega o ódio, o uso da violência e armas para resolver os problemas do Brasil.
Neste sentido, alertamos a população brasileira para o perigo que representa reeleger esse desgoverno por mais quatro anos.
Fonte: Pastoral Operária do Estado do Rio de Janeiro, setembro de 2022