Mensagem da Pastoral Operária para as Eleições 2022

Mensagem da Pastaral Operária para as Eleições 2022
Mensagem da Pastaral Operária para as Eleições 2022

Ai dos que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo (Isaías 10,1-2).

Povo brasileiro, muito cuidado com as Eleições 2022, pois seu voto pode significar a retomada da civilização ou aprofundar a barbárie no Brasil.

De acordo com a Carta dos padres católicos, de diversas dioceses, Ordens, Congregações do Brasil e fora dele, Padres da Caminhada e Padres contra o fascismo, nós, Pastoral Operária RJ, vimos alertar os eleitores e eleitoras do perigo que representa reeleger o inominável que ora ocupa a cadeira presidencial. Preocupa-nos “a manipulação religiosa e a disseminação de fake News que” desestrutura “a harmonia entre pessoas, povos e culturas” e coloca “em risco a democracia” (Mensagem da CMBB – Bispos do Brasil); prática de pastores e padres fundamentalistas que, com o discurso de ódio, o uso do nome de Deus, apoiam o atual presidente em troca de favores.

O teólogo Leonardo Boff expressa a voz de milhões de brasileiros ao afirmar que o presidente em exercício “tem as características do anticristo”, pois detesta os pobres, é racista e homofóbico, agride as mulheres, é contra os quilombolas e os índios, não respeita os movimentos populares e sociais, é capacho do imperialismo norte-americano, arma pessoas (mais de 1 milhão de armas estão indo para às milícias e fascistas). Governo que levou à morte milhares de pessoas ao mentir e ignorar a gravidade da pandemia ao ser contra a vacina e receitar remédio ineficaz contra a COVID-19. Estudos apontam que, das 700 mil mortes por COVID no Brasil, pelo menos 400 mil poderiam ter sido evitadas se essas pessoas tivessem sido vacinadas logo.

A partir do golpe político/jurídico/midiático no Brasil em 2016 com o injusto impeachment da presidenta Dilma e a prisão sem provas do presidente Lula, a vida do povo brasileiro piorou. Aumentou a violência contra a mulher, o pobre e o negro; direitos do pequeno foram roubados com as contrarreformas trabalhistas, com os cortes dos recursos das políticas públicas para favorecer o mercado financeiro e a corrupção. Pior, enquanto no Brasil 15 milhões de pessoas estão desempregadas, 33 milhões passam fome, 130 milhões vivem na insegurança alimentar, o inominável tem a cara de pau de falar que não há fome no país. Atento ao que acontece no Brasil e mundo, o Papa Francisco denunciou os Golpes Brancos na América Latina e o lawfare (uso indevido da justiça para condenar, aniquilar, inimigos sem provas) que tirou Lula das eleições de 2018.

O profeta Isaías denuncia os governantes “que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo” (Isaías 10,1-2). Por isso, pelo bem de quem mais amamos, de nós mesmos e da natureza, alertamos você a votar com muita responsabilidade, a escolher gente séria e comprometida com a justiça e os direitos da população.
Muito cuidado com candidatos e candidatas a presidente e a governador/a que, para favorecer os grandes, tiram os direitos e privam da justiça a população. Cuidado com candidatos/as a senador/a e a deputado/a estadual/federal que fizeram ou defendem leis injustas, opressoras (leis como as que cortaram recursos da saúde, educação, segurança da população, etc.). Cuidado com quem, aproveitando da fé do simples, prega o ódio, o uso da violência e armas para resolver os problemas do Brasil.

Neste sentido, alertamos a população brasileira para o perigo que representa reeleger esse desgoverno por mais quatro anos.

Fonte: Pastoral Operária do Estado do Rio de Janeiro, setembro de 2022

Mensagem da Pastaral Operária para as Eleições 2022
Mensagem da Pastaral Operária para as Eleições 2022