Ouvirá o clamor dos pobres verá o abandono dos miseráveis,
Sl. 71(72)
A todos libertará.
Ficará comovido diante dos fracos e indigentes
Ele os salvará.
Libertando-os da violência e da opressão.
A vida do pobre é preciosa aos seus olhos.
O menino filho dos trabalhadores, Maria e José, é anunciado como sol da justiça. Luz que ilumina e destrói as trevas e anuncia um projeto de fraternidade, solidariedade uma sociedade onde reine a paz e a justiça, onde ninguém é excluído. Um projeto de vida plena para todos. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” ( Jo. 10,10)
Celebremos o Natal aprofundando o sentido do Deus que assume, em Jesus, a plenitude da humanidade para que a humanidade descubra sua vocação divina no respeito profundo a todas as pessoas e culturas. vencendo o ódio eliminado o racismo e todo tipo de exclusão e opressão.
Agradecemos neste fim de ano o que conseguimos de bom e renovamos nosso compromisso de contribuir para a realização de uma sociedade onde a justiça e o amor sejam sinais verdadeiros do Deus da Vida, feito carne em Jesus.
“Naqueles dias, brotará a justiça, haverá paz em abundância. Até os fins dos tempos.
Sl.71 (72)
Ricardo Paris
Pastoral Operária Campinas – SP
O Deus Menino renasce novamente em 2022 com esperança renovada, a estrela que guiou os reis magos, conduz o povo para um Brasil e mundo melhor possível, onde não haja diferenças entre as pessoas, que todos (as) se amem, sem ódio. Que a utopia do Menino Deus perpasse pelo sentimento da humanidade que necessita de mais amor e justiça social. Para que os empobrecidos tenham alimentação digna, moradia, emprego e principalmente um sorriso no rosto. Este momento de Natal “nascimento de Jesus Nazaré” é a forma que o Deus se faz presente no mundo como pessoa humana. “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz” Isaias 9,1. Feliz Natal.
Márcio Augusto
Pastoral Operária Campinas – SP
Então é Natal o que fizemos neste ano que finda?
Fazer um Natal no amor de Jesus Cristo na Economia de Francisco e Clara onde os pobres, tenham uma mesa farta de alimentos. Não neste sistema, capitalista onde acontece à desigualdade entre as pessoas, principalmente as mais vulnerável. Que o Natal seja para todos na paz do senhor Jesus Cristo. Que seja repleto de alegrias e amor para todos os povos do mundo. Que este ano novo de 2023 seja repleto, de paz fraternidade à todos povos. Se for dar à uma família um peixe, de um anzol e um lago cheio de peixe. Se for dar uma cesta básica dê um emprego com salário justo. Se for ajudar uma pessoa atravessar um rio, construa uma ponte.
São obras da caridade. Feliz Natal!
Grupo da Pastoral Operária do Campo Grande de Campinas – SP
A palavra se fez carne, armou Sua Tenda entre nós e se fez classe trabalhadora
“No ventre de Maria Jesus se fez homem e na carpintaria de José Jesus se fez classe trabalhadora“.
O nascimento de Jesus é a visita por Excelência de Deus ao seu povo. Jesus é a palavra Divina que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14). Nesse tempo lindo que celebramos o Natal agradecemos o início da nossa redenção e o ponto alto da comunicação amorosa do nosso Deus. Desse modo, somos chamados a refletirmos sobre a nossa própria vida e a percebemos a constante presença amorosa do Senhor. Assim, preparamos nossos corações para acolhermos o menino Deus que vai nascer.
Deus se fez gente como nós para receber o amor fiel que tem para conosco. Com essa inspiração seguimos juntos na construção de uma sociedade Justa e fraterna, na Perspectiva do Reino de Deus.
Um feliz e Santo Natal a todas e todos e um próspero ano novo repleto de muita saúde, paz, amor e esperança Esperançada.
São os votos do grupo de base da comunidade Sagrada Família do Paranapanema