1º DE MAIO: DIA DOS TRABALHADORES e TRABALHADORAS

Imagem do artigo 1º de maio - Dia da Trabalhadora e do Trabalhador
Fonte da Imagem: Card: CUT/Brigadas digitais

Desde o acontecimento que deu origem a essa data em 1886, apesar do esforço por parte daqueles que acreditam na diminuição da exploração dos trabalhadores, por muito tempo, para muitos, a denominação para esse dia era “Dia do trabalho” e não “Dia do Trabalhador”. Para piorar a realidade vivida pelos trabalhadores, os dias normais durante o ano chamados de “descanso semanais remunerados” não permite que os trabalhadores tenham seus direitos ao descanso, lazer, e encontro com familiares e a participação religiosa de forma satisfatória, com isso os trabalhadores aproveitam o feriado para suprir essas necessidades.

Imagem de Mulher trabalhadora na manutenção de casa
Fonte da Imagem: Freepik

Como a Política em todos os níveis para alguns virou negócio, muitas vezes faz com que essa data se transforme em um momento de festa em conjunto com patrões exploradores com distribuição de prêmios e shows musicais aumentando alienações e dificultando a formação dá consciência de classe. Devo dizer que apesar disso a partir dos anos 80, com a tomada de vários Sindicatos pelegos pelas Oposições Sindicais houve uma melhora na compreensão de que esse dia é dia de Luta e reflexão.

Apesar desses avanços, ainda temos enorme DESAFIOS entre eles a diferença de salários entre homens e mulheres em alguns casos ultrapassa os 20% segundo estudo divulgado recentemente na revista EXAME em que as mulheres ganham menos desempenhando a mesma função. Outros grandes desafios considerando essa realidade é urgente voltarmos a organizar grupos de base convencer lideranças das comunidades da periferia de nossa cidade a assumir um compromisso fé política visivelmente abandonado na maioria de nossas Paroquiais facilitando o oportunismo de políticos carreirista que vão ocupando espaço de poder sem um compromisso sério com o bem comum. Como ter esperança acho que é uma obrigação da queles que sonha com a construção de um mundo melhor não podemos deixar cair no esquecimento a Luta de vários trabalhadores (as) enforcados e assassinados em 1 de MAIO de 1886.

Paulo Britto


Missa dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Catedral de Campinas, SP

Tema: “TRABALHO COMO DIREITO: POR VIDA DIGNA E JUSTIÇA SOCIAL”

Lema: “BEM-AVENTURADOS OS QUE TEM FOME E SDE DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO SACIADOS.”

(Mt. 5,6)
Imagem da fachada da Catedral Nossa Senhora da Conceição de Campinas, SP
Fonte da Imagem: Expedia – Catedral Nossa Senhora da Conceição de Campinas, SP