Consequências da Pandemia e Descaso do Governo Bolsonaro

A pandemia que assola nosso país e o mundo impõe consequências dramáticas à classe trabalhadora. No Brasil essa situação se agrava devido a forma como o governo federal vem lidando com a situação: nega os métodos recomendados pela ciência, não investe na aquisição de vacinas e insumos para o combate à doença, discursa em favor da economia sem se dar conta de que esta depende de preservarmos as vidas. Enquanto o mundo estabelece auxílio emergencial aos trabalhadores, restringe a circulação, orienta para uso correto de máscaras e investe na compra de vacinas, o governo do Brasil faz totalmente o contrário.

Consequências da Pandemia e Descaso do Governo Bolsonaro
Fonte da Imagem: Brasil de Fato

Essa situação tem como consequência o número alarmante de casos de Covid-19, índice absurdo de mortes, fazendo ressurgir os fantasmas da fome e da miséria, principalmente na população da periferia. O desemprego crescente atinge principalmente a população mais jovem. Somando-se os desalentados, pode se chegar a mais de 20% da população brasileira desempregada.

Observa-se também que grandes empresas multinacionais estão indo embora do Brasil e o governo nada faz a esse respeito. Aliás o que tem feito é acabar com os direitos trabalhistas que ainda nos restam. A Justiça Trabalhista está cada vez mais distante dos trabalhadores, pois a famigerada reforma trabalhista aprovada no Congresso inibe o trabalhador de reclamar seus direitos na justiça. O que nos resta, então?

Pensarmos globalmente e agirmos no local. Nesse sentido temos cobrado do prefeito, em conjunto com o Partido dos Trabalhadores, ações efetivas no combate a pandemia, investimento na área de proteção social para amenizar os efeitos da crise. Suspenção do corte de água e energia elétrica, reforço no cartão nutrir, auxílio aos pequenos comerciantes e lockdown com auxílio emergencial. São medidas emergenciais para evitar convulsão social, conforme plano entregue ao vice-prefeito no último dia 6 de abril. Precisamos lutar e nesse momento a luta dos trabalhadores é por vacina para todos, auxílio emergencial de pelo menos seiscentos reais, solidariedade para espantar o fantasma da fome que nos ronda e fim do desgoverno Bolsonaro.

Nesse sentido, um fato que pode alterar essa correlação de forças é a anulação dos processos contra o ex-presidente Lula. Liberando-o para ser candidato em 2022.

Vale a pena ressaltar que somos a maioria na sociedade brasileira. Precisamos nos unir para barrar esse desgoverno que nos empurra cada vez mais para o abismo. Somos portadores da boa notícia, da esperança. Como nos diz Paulo Freire, é preciso “esperançar”. Setores progressistas, o clero nosso arcebispo; levantemos nossas vozes em defesa do povo sofrido em defesa da vida.

Consequências da Pandemia e Descaso do Governo Bolsonaro
Fonte da Imagem: Pensador

Cecílio Santos

Vereador PT Campinas-SP – Integrante do Grupo de Base da P.O. Região Campo Grande | Zap do Cecílio: (19) 98405 1038 / e-mail: mandatocecilio@gmail.com