Mensagem dos grupos da Pastoral Operária a todos os trabalhadores e trabalhadoras

“O povo que vivia na escuridão viu uma grande luz” (Is.9,1)
“O povo que vivia na escuridão viu uma grande luz” (Is.9,1)

“O povo que vivia na escuridão viu uma grande luz” (Is.9,1)

Neste ano de 2021, quase que Maria, José e o Menino Jesus foi despejado de novo, jogados na estrada por um poder opressor no acampamento Mariele Vive. Mas os pastores se uniram e conseguiram justiça para as Marias e os Meninos do acampamento – eles terão casa por mais alguns meses. E assim a esperança se renova na luta por um mundo mais fraterno. Feliz Natal, próspera missão em 2022, abundância de DONS, em especial o DOM DA FORTALEZA nas lutas pelos direitos da Classe Trabalhadora.

Nilceia Eulampio Martins

Pastoral Operária Campinas – SP

Que a chegada do Menino nos traga luz, paz, discernimento e ânimo para enfrentar as dificuldades, sobretudo da classe trabalhadora que pena e sofre com o desgoverno atual.

Que os ensinamentos de Jesus Trabalhador nos sejam uteis para, de forma democrática, mudar os rumos de nosso país, onde a inclusão, a fraternidade e o amor prevaleçam sobre os interesses escusos do capital, do ódio, do preconceito e do fascismo, pois o projeto de Deus quer a humanidade irmanada na paz e na partilha, sem explorados e exploradores.

A fé e a luta devem caminhar juntas.

Um bom e Santo Natal a todas e todos.

Pedro do Amanda

Hortolândia – SP

FELIZ NATAL À TODAS E TODOS AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES
FELIZ NATAL À TODAS E TODOS AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES

A esperança é como Âncora firme e segura de nossa vida (Hb 6,19)

Mais um ano se finda, preparamos nosso coração para o nascimento de Jesus nosso Salvador e Redentor. Agradecemos a Deus a oportunidade que temos de reservar esse tempo de oração meditação e partilha, a exemplo da Virgem Maria que é para nós modelo de fé e de confiança. Mesmo quando não compreendia tudo, ela fazia a vontade de Deus. Ao passarmos por um ano de Sofrimento causado pela pandemia, sentimos a dor da perda de nossos entes queridos. No entanto, nem a morte nem o sofrimento possuem a última palavra. Jesus é o caminho a verdade e a vida. Ao se tornar humano em Jesus Deus quis participar de nossos sofrimentos, p0r isso entregamos a Ele todas as nossas tribulações e tristezas. O Papa Francisco nos ensina: que à alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. De modo que, a vida é um presente de Deus. Assim, precisamos ser gratos ao Deus da vida por nos ter criado a sua imagem e semelhança. Portanto, mais uma vez temos a oportunidade de dedicar um tempo para ouvir a palavra de Deus, meditar nossa realidade e partilhar nossas alegrias e esperanças esperançadas na certeza que Deus está conosco e o Menino Deus que vai nascer é Deus-Conosco. Ele vem para nos salvar e renovar nossa esperança. 

FELIZ NATAL À TODAS E TODOS AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES.

Grupo de Base da Comunidade Sagrada Família

Jd. Paranapanema – Campinas – SP

Bendito aquele que vem em nome do Senhor (Sl 118:26)

Mais um ano se finda, preparamos nosso coração para o nascimento de Jesus nosso Salvador e Redentor. Agradecemos a Deus a oportunidade que temos de reservar esse tempo de oração meditação e partilha, a exemplo da Virgem Maria que é para nós modelo de fé e de confiança. Mesmo quando não compreendia tudo, ela fazia a vontade

Bendito seja esse tempo que nos traz esperança de um mundo novo e uma vida nova.

É essa a magia do Natal, brilhar sobre nossas vidas a alegria de renascermos e recomeçarmos de novo, melhores para o outro.

Da família trinitária, três grandes ensinamentos:

A simplicidade de uma criança.

O “sim” ao serviço do Reino de Deus.

E o Operário que possui medos e sonhos e trabalha para o sustento de sua família.

Que o Natal seja a oportunidade de renascemos melhores…para o outro. Feliz Natal!

Fabio Nonato

Paróquia São Guido Maria Conforti – Hortolândia – SP

CELEBRANDO QUE NATAL?
CELEBRANDO QUE NATAL?

CELEBRANDO QUE NATAL?

Dezembro chega e com ele a Celebração do Natal. Uma festa cristã no início: nascimento do MENINO JESUS, o filho do carpinteiro e da trabalhadora doméstica, que é encarnação do Deus Vivo no meio de nós (e não acima de todos). Um momento celebrado a séculos. Alguns o romantizam. Outros partem da realidade: um casal de trabalhadores tem seu filho junto aos animais, pois não tinham dinheiro para pagar uma hospedagem. Mas sem dúvida um momento para a história. Algo que deveria ser sempre lembrado e o espírito da presença de Deus no meio da humanidade nunca esquecida durante o ano todo.

Porém, nas últimas décadas, vemos este momento ser desfigurado. Antigamente chamávamos pelo nome de mentira, hoje tem o nome pomposo de fake News (no fundo é a mesma coisa). Um tal de papai, Papai Noel. Este até que começou bem. Sua origem é um bispo da Europa que levava alimentos para famílias que não tinham durante o período do Natal. Mas tudo isto foi desvirtuado. Hoje nem Jesus de Nazaré e nem o bispo são lembrados. O objetivo do Natal hoje é vender. Vender o máximo possível para aumentar os lucros ainda mais. Propagandas, incentivos, apelos, apelação… tudo com este único propósito: LUCRO. Tudo baseado numa mentira. Trocamos uma verdade que é Jesus por uma mentira mal fundamentada. Vejo pais e mães rebolando para mentir a seus filhos e filhas. Com um exemplo deste, como poderão exigir que sejam verdadeiros depois?

O Natal deve ser um momento para refletir e aprofundar a vida. Os poderosos querem ser Deus e Deus quis ser uma criança. Isto traz uma mensagem para nós. Pense nisso.

Que o DEUS MENINO possa lhe trazer a paz inquietante neste Natal e que em 2022 a VERDADE vença a mentira.

FELIZ NATAL E FELIZ 2022.

Eduardo Paludette

Pastoral Operária Estadual

Por mais turbulento que tenha sido esse ano e tenhamos tido muitas perdas de amigos e parentes nossa mensagem é de esperança pois acreditamos no Deus da vida que caminha ao nosso lado e nos diz “eu vim para que todos tenham vida”.

Desejamos que o nascimento do menino Jesus em nosso meio renove nossa esperança e nos ajude a termos consciência política e coragem para lutar em defesa dos nossos direitos.

Discernimento das situações conjunturais, saúde do corpo e da mente, coragem para continuar a luta por pão, terra e emprego justo. Feliz e santo Natal a todos e todas.

Grupo de Base

Região Campo Grande – Campinas – SP