“O povo que vivia na escuridão viu uma grande luz” (Is.9,1)
Neste ano de 2021, quase que Maria, José e o Menino Jesus foi despejado de novo, jogados na estrada por um poder opressor no acampamento Mariele Vive. Mas os pastores se uniram e conseguiram justiça para as Marias e os Meninos do acampamento – eles terão casa por mais alguns meses. E assim a esperança se renova na luta por um mundo mais fraterno. Feliz Natal, próspera missão em 2022, abundância de DONS, em especial o DOM DA FORTALEZA nas lutas pelos direitos da Classe Trabalhadora.
Nilceia Eulampio Martins
Pastoral Operária Campinas – SP
Que a chegada do Menino nos traga luz, paz, discernimento e ânimo para enfrentar as dificuldades, sobretudo da classe trabalhadora que pena e sofre com o desgoverno atual.
Que os ensinamentos de Jesus Trabalhador nos sejam uteis para, de forma democrática, mudar os rumos de nosso país, onde a inclusão, a fraternidade e o amor prevaleçam sobre os interesses escusos do capital, do ódio, do preconceito e do fascismo, pois o projeto de Deus quer a humanidade irmanada na paz e na partilha, sem explorados e exploradores.
A fé e a luta devem caminhar juntas.
Um bom e Santo Natal a todas e todos.
Pedro do Amanda
Hortolândia – SP
“A esperança é como Âncora firme e segura de nossa vida” (Hb 6,19)
Mais um ano se finda, preparamos nosso coração para o nascimento de Jesus nosso Salvador e Redentor. Agradecemos a Deus a oportunidade que temos de reservar esse tempo de oração meditação e partilha, a exemplo da Virgem Maria que é para nós modelo de fé e de confiança. Mesmo quando não compreendia tudo, ela fazia a vontade de Deus. Ao passarmos por um ano de Sofrimento causado pela pandemia, sentimos a dor da perda de nossos entes queridos. No entanto, nem a morte nem o sofrimento possuem a última palavra. Jesus é o caminho a verdade e a vida. Ao se tornar humano em Jesus Deus quis participar de nossos sofrimentos, p0r isso entregamos a Ele todas as nossas tribulações e tristezas. O Papa Francisco nos ensina: que à alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. De modo que, a vida é um presente de Deus. Assim, precisamos ser gratos ao Deus da vida por nos ter criado a sua imagem e semelhança. Portanto, mais uma vez temos a oportunidade de dedicar um tempo para ouvir a palavra de Deus, meditar nossa realidade e partilhar nossas alegrias e esperanças esperançadas na certeza que Deus está conosco e o Menino Deus que vai nascer é Deus-Conosco. Ele vem para nos salvar e renovar nossa esperança.
FELIZ NATAL À TODAS E TODOS AS TRABALHADORAS E OS TRABALHADORES.
Grupo de Base da Comunidade Sagrada Família
Jd. Paranapanema – Campinas – SP
“Bendito aquele que vem em nome do Senhor” (Sl 118:26)
Mais um ano se finda, preparamos nosso coração para o nascimento de Jesus nosso Salvador e Redentor. Agradecemos a Deus a oportunidade que temos de reservar esse tempo de oração meditação e partilha, a exemplo da Virgem Maria que é para nós modelo de fé e de confiança. Mesmo quando não compreendia tudo, ela fazia a vontade
Bendito seja esse tempo que nos traz esperança de um mundo novo e uma vida nova.
É essa a magia do Natal, brilhar sobre nossas vidas a alegria de renascermos e recomeçarmos de novo, melhores para o outro.
Da família trinitária, três grandes ensinamentos:
A simplicidade de uma criança.
O “sim” ao serviço do Reino de Deus.
E o Operário que possui medos e sonhos e trabalha para o sustento de sua família.
Que o Natal seja a oportunidade de renascemos melhores…para o outro. Feliz Natal!
Fabio Nonato
Paróquia São Guido Maria Conforti – Hortolândia – SP
CELEBRANDO QUE NATAL?
Dezembro chega e com ele a Celebração do Natal. Uma festa cristã no início: nascimento do MENINO JESUS, o filho do carpinteiro e da trabalhadora doméstica, que é encarnação do Deus Vivo no meio de nós (e não acima de todos). Um momento celebrado a séculos. Alguns o romantizam. Outros partem da realidade: um casal de trabalhadores tem seu filho junto aos animais, pois não tinham dinheiro para pagar uma hospedagem. Mas sem dúvida um momento para a história. Algo que deveria ser sempre lembrado e o espírito da presença de Deus no meio da humanidade nunca esquecida durante o ano todo.
Porém, nas últimas décadas, vemos este momento ser desfigurado. Antigamente chamávamos pelo nome de mentira, hoje tem o nome pomposo de fake News (no fundo é a mesma coisa). Um tal de papai, Papai Noel. Este até que começou bem. Sua origem é um bispo da Europa que levava alimentos para famílias que não tinham durante o período do Natal. Mas tudo isto foi desvirtuado. Hoje nem Jesus de Nazaré e nem o bispo são lembrados. O objetivo do Natal hoje é vender. Vender o máximo possível para aumentar os lucros ainda mais. Propagandas, incentivos, apelos, apelação… tudo com este único propósito: LUCRO. Tudo baseado numa mentira. Trocamos uma verdade que é Jesus por uma mentira mal fundamentada. Vejo pais e mães rebolando para mentir a seus filhos e filhas. Com um exemplo deste, como poderão exigir que sejam verdadeiros depois?
O Natal deve ser um momento para refletir e aprofundar a vida. Os poderosos querem ser Deus e Deus quis ser uma criança. Isto traz uma mensagem para nós. Pense nisso.
Que o DEUS MENINO possa lhe trazer a paz inquietante neste Natal e que em 2022 a VERDADE vença a mentira.
FELIZ NATAL E FELIZ 2022.
Eduardo Paludette
Pastoral Operária Estadual
Por mais turbulento que tenha sido esse ano e tenhamos tido muitas perdas de amigos e parentes nossa mensagem é de esperança pois acreditamos no Deus da vida que caminha ao nosso lado e nos diz “eu vim para que todos tenham vida”.
Desejamos que o nascimento do menino Jesus em nosso meio renove nossa esperança e nos ajude a termos consciência política e coragem para lutar em defesa dos nossos direitos.
Discernimento das situações conjunturais, saúde do corpo e da mente, coragem para continuar a luta por pão, terra e emprego justo. Feliz e santo Natal a todos e todas.
Grupo de Base
Região Campo Grande – Campinas – SP