O caminho de mudança está na Sabedoria e na lei de solidariedade sobre sua língua (Pr 31,26)

O livro de Provérbios reúne diversos ditos, sentenças, ensinamentos e instruções que foram transmitidos em diferentes espaços da vida do povo: nas casas, nas ruas, nas vilas, no mercado, na porta da cidade e nos santuários. E na transmissão e circulação oral foi fundamental a palavra e ensino das mães e pais para os filhos e destes para os seus filhos. Este livro foi compilado e teve sua redação final no século V a.E.C., período de busca de reconstrução do povo e de suas tradições. As memórias mais antigas e que vem de longa tradição estão nos capítulos 10-22 e 25-29 e as palavras que abrem (capítulos 1-9) e que fecham o livro (30-31) reúne a sabedoria da casa, palavras das mães para as filhas e filhos. Nos capítulos iniciais é a única vez que encontramos na Bíblia a referência a “Torá de tua mãe” (1,8) e nos dois capítulos finais volta a falar da sabedoria e da “Torá de solidariedade” (31,26).

O caminho de mudança está na Sabedoria e na lei de solidariedade sobre sua língua (Pr 31,26)
Fonte da Imagem: Somos de Cristo

Estes provérbios têm diferentes estilos. Em alguns momentos são ditos carregados de enigmas, outros com imagens simples e que provocam o pensamento e outros carregados de poesia. Provérbios 31,10-31 é um texto organizado de acordo com o alfabeto hebraico, ou seja, cada versículo inicia com uma letra do alfabeto em sua sequência. Justamente o v.10 abre o texto com uma pergunta importante para a memória das casas: onde se pode encontrar a “mulher de luta”?

Ressaltamos que a “Sabedoria” e a “Torá de solidariedade” são temas muitos importantes para ajudar o povo a enfrentar as adversidades e a crise instaurada pelo modelo econômico imposto pelos impérios e mandatários de plantão. Ao lermos estes capítulos tão carregados de força, encontramos a análise crítica a partir do cotidiano e a busca de saídas e alternativas. A sabedoria das mulheres, anciãos, crianças e jovens apresenta na solidariedade o caminho de mudança e transformação daquela sociedade tão vazia de humanidade.

Hoje estamos muito distantes da solidariedade como caminho de mudança de nosso cenário político, econômico, social. Vivemos no Brasil desde alguns anos de crise e de perdas de direitos e de valores humanos e sociais e no lugar impera forças políticas, sociais, econômicas e religiosas tão imbecis e vazias de Deus e de humanidade. O desgoverno atual age contra a educação, a saúde, os direitos e bem-estar do povo. A sabedoria e a solidariedade na comunidade podem nos ajudar a enfrentar e destituir estes que estão destruindo o país e as gentes.

Rafael Rodrigues da Silva

Direção Nacional do CEBI e Assessor Bíblico
O caminho de mudança está na Sabedoria e na lei de solidariedade sobre sua língua (Pr 31,26)
Fonte da Imagem: Somos de Cristo